A atividade prática se trata de um conceito fundamental no estudo da física, especialmente quando se fala de movimento.
Os estudantes do 9º ano tiveram a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos abordados em sala de aula, além de desenvolver habilidades de observação, medição e análise de dados.
Por meio dessa representação gráfica, os estudantes tiveram a oportunidade de visualizar e compreender melhor as variações da velocidade de um objeto em determinado intervalo de tempo.
Uma exercício prático interessante e eficaz para explorar esse tema foi a utilização de um carrinho em um experimento realizado pelo professor Erich. Para isso, foi preciso marcar uma pista com pontos de referência ao longo do percurso e cronometrar o tempo que o carrinho levou para percorrer cada trecho. Com esses dados, os alunos puderam calcular a velocidade média em cada intervalo e construir um gráfico relacionando a velocidade com o tempo.
Ao final do experimento, os alunos discutiram e interpretaram os resultados obtidos, comparando com as expectativas teóricas e compreendendo a relação entre velocidade e tempo de forma mais concreta.
Dessa forma, a combinação de aulas teóricas com atividades práticas, proporciona uma experiência de aprendizagem mais significativa e estimulante aos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de sua compreensão dos conceitos físicos e testando sua capacidade de aplicá-los em situações reais.