No Piedade Júnior, os alunos do 4º ano participaram de uma atividade enriquecedora que vai muito além do currículo tradicional. Guiados pela professora Tarsis, eles exploraram suas emoções com o auxílio do livro “Emocionário: diga o que você sente”. Em uma atividade dinâmica, cada criança se retratou em uma emoção específica, descrevendo seu significado e o que a desencadeia. A proposta da experiência era simples, mas poderosa: ajudá-los a reconhecer e lidar com seus sentimentos, construindo uma base sólida para o desenvolvimento socioemocional.
Essa experiência culminou em uma roda de conversa, onde os alunos compartilharam suas reflexões e ouviram uns aos outros. O ambiente se transformou em um espaço seguro para o diálogo, promovendo a confiança e a empatia.
“A escola é o local em que as crianças constroem ricos vínculos, sendo assim, torna-se um espaço rico para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças”, destacou a educadora, ao comentar a proposta da atividade e o impacto dela para os alunos.