Uma cidade repleta de parques, praças, escolas, igrejas, shoppings e comércio em geral. Enquanto os estudantes do 1º ano do Piedade Júnior analisavam as peculiaridades de Belo Horizonte,tiveram a oportunidade de lançar um novo olhar para todos os ambientes pelos quais passam diariamente.
A professora Nathália Teixeira, então, propôs uma atividade, dentro da disciplina Natureza e Sociedade, na qual os alunos escolheriam seu ponto favorito da metrópole para a construção de uma maquete.
“Cada aluno escolheu livremente o espaço que queria reproduzir em miniatura. A atividade ajuda a reforçar o sentimento de pertencimento, além de trabalhar as habilidades manuais e a atenção aos detalhes”, explica a docente.
O trabalho com o eixo Natureza e Sociedade possibilita que os estudantes aproximem-se das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural estabelecendo, progressivamente, a diferença entre senso comum e conhecimento científico, além de permitir que explorem o ambiente ao seu redor de maneiras diferentes.
A formação integral que transcende o conteúdo didático é uma das propostas dos projetos que compõem o Programa A Grande Conquista, diferencial pedagógico da Rede Piedade de Educação.